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Feedback x Feedfoward

Feedback e feedforward são dois termos inerentes à gestão de pessoas. Ambos são ferramentas que têm como objetivo proporcionar a melhoria contínua do time, porém, de maneiras distintas. A seguir, confira as diferenças entre eles e como aplicá-los.

 

O que é feedback?

Feedback é um termo em inglês que junta as palavras “feed”, que significa “alimentar” e “back”, que significa “de volta”. Pode ser entendido como “retroalimentar”, o que no contexto corporativo corresponde à ação de dar um retorno para alguém sobre algo que a pessoa já fez. O feedback pode ser de um superior hierárquico ou de um colega. Cada vez mais, as empresas estão implementando uma cultura de feedback, para que eles sejam constantes e sistemáticos.

O objetivo do feedback é que os profissionais possam corrigir seus erros ou melhorar a forma como estão realizando suas atividades. Ou então, no caso dos elogios, a ideia é reforçar aquilo que o colaborador tem feito com excelência. Para isso, é importante que ele tenha os seguintes componentes:

– Autenticidade e boa intenção, ou seja, se baseie verdadeiramente em algo que foi observado e tenha o intuito de auxiliar a pessoa que vai recebê-lo a melhorar;

– Especificidade, o que significa que um bom feedback não pode ser genérico. É preciso apontar exatamente qual é o ponto a melhorar ou o que se destacou de maneira positiva;

– Direcionamento para ajudar a pessoa que recebeu o feedback a melhorar da forma esperada;

– Abertura ao diálogo, é importante que o profissional que recebe o feedback possa explicar o porquê agiu de tal maneira, por exemplo. Com uma boa conversa, a construção será consequência!

 

O que é feedforward?

O termo feedforward é menos popular do que o feedback. Nesse caso, o foco não está em algo que passou, mas sim nas competências e habilidades que o colaborador pode desenvolver para o futuro. Por exemplo, um feedback seria: “Fulano, na reunião da última semana você pareceu bastante distraído e usou o celular diversas vezes. Isso pode ser transmitir uma imagem negativa para o cliente”. Enquanto isso, um feedforward seria: “Fulano, você tem uma ótima habilidade de compilar e interpretar dados. Na próxima reunião, foque mais nessa parte para explicar o relatório ao cliente”.

O feedforward basicamente é um olhar direcionado para o futuro! Para que ele seja aplicado, é necessário que os gestores invistam tempo e recursos para conhecer seus colaboradores e saber exatamente quais são as potencialidades que se destacam em cada um.

Essa é uma estratégia muito bem-vinda, porque além de elevar a produtividade da equipe, também pode ajudar a melhorar o ambiente de trabalho. Em geral, profissionais apreciam a chance de aprimorar suas habilidades.

É importante que o feedback e o feedforward caminhem sempre juntos para possibilitar a construção de uma equipe cada vez mais coesa e afinada. Quando uma empresa olha apenas para o passado ou foca exclusivamente no futuro, algo sempre estará faltando para atingir uma performance de excelência. Equilibre as duas estratégias e obtenha os melhores resultados!

 

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